BMW R12: Especificações Técnicas e Preço
Com um design vintage e motor boxer com refrigeração a ar, a BMW R12 é perfeita para entusiastas de motocicletas clássicas e de alto padrão. A seguir, te contamos os detalhes da motocicleta alemã!
Contents
Conheça a nova BMW R12!
A BMW Motorrad adiciona mais uma cruiser à sua linha internacional: a BMW R12! Após muitos rumores durante o ano, a marca bávara finalmente revelou oficialmente o modelo.
De acordo com a marca, a R12 apresenta um design clássico, unindo o tradicional motor boxer com tecnologias modernas. Além disso, o modelo oferece diversas opções de personalização, permitindo que os proprietários adaptem a moto conforme suas preferências.
A seguir, você confere as principais novidades sobre a BMW R12!
Quando a BMW R12 vai chegar ao Brasil?
Até o momento, sabe-se que a BMW R12 virá para o Brasil até setembro deste ano. Contudo, mais detalhes não foram divulgados.
Visual da motocicleta
A princípio, a BMW R12 segue o padrão com seu motor de cilindros contrapostos. Na Europa, oferece várias opções de customização, desde uma Roadster até uma estradeira, incluindo um visual Scrambler.
As rodas podem ser raiadas ou de liga leve, dependendo da configuração escolhida. Em termos de dimensões, a R12 possui 2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos.
Enquanto isso, o peso total em ordem de marcha é de 227 kg, incluindo o tanque de combustível de 14 litros. O assento é bastante baixo, a 754 mm do solo.
Na parte dianteira, a nova moto utiliza um garfo invertido com bengalas de 45 mm de diâmetro e 90 mm de curso. A traseira é equipada com uma balança de braço único e um amortecedor com 90 mm de curso.
Já as rodas são de 19″ na frente e 16″ atrás: os freios, sempre a disco e equipados com ABS, têm duplo disco na dianteira e um único disco na roda traseira.
Equipamentos presentes
Na Europa, a BMW R12 vem equipada de série com um painel de instrumentos analógico que inclui velocímetro e conta-giros separados.
No entanto, há a opção de um conjunto digital com uma tela de 3,5″. Entre os principais equipamentos de fábrica disponíveis por lá estão dois modos de condução, chave presencial, controle de tração e controle de freio motor.
Em termos de eletrônica, a R12 oferece dois modos de pilotagem (Rock e Roll), ABS Pro com atuação nas duas rodas, controle de tração dinâmico, tomada USB, conexão Bluetooth e iluminação full-LED.
Motor e desempenho
O lançamento da BMW vem equipado com o renomado motor boxer bicilíndrico de 1.170 cm³, com refrigeração mista, a ar e líquido.
Inicialmente, o motor possui duplo comando de válvulas e entrega 95 cv a 6.500 rpm. Entre as inovações, a R12 apresenta uma caixa de ar totalmente integrada sob o selim e um sistema de escape Twin Pipe, com duas saídas em formato de cone invertido posicionadas à esquerda da moto.
Para a R12, a BMW Motorrad desenvolveu um novo quadro tubular de aço, proporcionando à moto um visual clássico e limpo. O chassi auxiliar traseiro é parafusado ao chassi principal.
De mesmo modo, as suspensões incluem um garfo dianteiro invertido e um amortecedor traseiro Paralever, ambos com um curso de 90 mm.
Quanto vai custar a BMW R12?
Disponível em três opções de cores, a BMW R12 chega ao mercado europeu com um preço inicial de 15.900 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 85 mil em conversão direta.
Mas como mencionado, para o Brasil, nenhum detalhe a mais foi revelado, a não ser que o modelo chega no segundo semestre deste ano.
Ansiosos pela nova moto da BMW? Comente aqui em baixo quais as suas espectativas para a este lançamento. Por fim, acompanhe o vídeo com mais detalhes!