Honda XR 300L Tornado: Principais mudanças em relação à versão anterior

Mesmo antes de ser lançada e termos todos os detalhes, já dá pra notar que a nova Honda XR 300L Tornado está bem diferente. A seguir, nós te contamos tudo!

Honda XR 300L Tornado vermelha
Fonte: Divulgação / Honda

 

Honda XR 300L Tornado?

A Honda XR 300L Tornado foi revelada no Festival Interlagos de 2024. Na ocasião, a Honda informou que todos os detalhes serão divulgados oficialmente em julho, na data de lançamento.

Honda XR 300L Tornado vermelha
Fonte: Divulgação / Honda

 

Mesmo sem a ficha técnica completa, já conseguimos ter uma ideia das principais mudanças em comparação com a antiga 250.

A princípio, a Honda XR250 Tornado sempre foi querida pelos brasileiros por ser confiável e mandar bem na terra. Quando a XRE 300 chegou, ela trouxe um estilo mais urbano.

Honda XR 300L Tornado vermelha frente
Fonte: Divulgação / Honda

 

Agora, com o retorno do Tornado, a ideia é voltar às origens, com uma moto trail focada no off-road. Só de bater o olho, dá pra ver que a Honda XR 300L Tornado vai compartilhar a mesma base da nova XRE 300 Sahara.

Honda XR 300L Tornado vermelha
Fonte: Divulgação / Honda

 

Isso significa que vários componentes, como motor, chassi, rodas e escapamento, são iguais. A seguir, nós te contamos as principais diferenças que a nova moto Honda trará!

O que muda na Honda XR 300L Tornado?

Para te deixar por dentro das mudanças das Honda XR 300L Tornado, listamos cada um dos tópicos abaixo; confira!

Motor maior

Em primeiro lugar, o ponto mais evidente é que a Tornado deixa de ser uma 250 e se torna uma 300.

Honda XR 300L Tornado vermelha
Fonte: Divulgação / Honda

 

Isso significa que o antigo motor de 249 cm³, que gerava 23,3 cv e 2,42 kgfm, será substituído por um motor de 293,5 cm³, mais potente e forte, alcançando até 25,2 cv e 2,74 kgfm com etanol.

Honda XR 300L Tornado vermelha
Fonte: Reprodução / YouTube

 

Suspensão mais longa

Além do motor mais potente, a nova Honda XR 300L Tornado também deve contar com garfos mais longos do que a antiga 250 e até a 300 Sahara.

Honda XR 300L Tornado vermelha
Fonte: Divulgação / Honda

 

Nesse contexto, a Tornado 250 conta com 220 mm de curso na suspensão dianteira e 242 mm na traseira. Por outro lado, a 300 Sahara tem uma leve vantagem na dianteira, com 221 mm, mas fica atrás na traseira, com 225 mm.

Mesmo sem a ficha técnica completa da nova Tornado, ao comparar as duas novas 300, dá pra ver que a XR 300L tem garfos mais compridos.

Por isso, espera-se que a nova Honda se destaque nesse aspecto. Além disso, os sanfonados são um diferencial importante.

Honda XR 300L Tornado tem mudança na distância mínima do solo

É claro que a distância mínima do solo depende do ajuste completo da moto. No entanto, considerando que a nova Tornado compartilha muitos componentes com a Honda XRE 300 Sahara, ela deve ter pelo menos 269 mm da parte mais baixa do motor até o chão.

A antiga Tornado 250 variava entre 269 mm, com a opção de assento baixo, e 281 mm, com o banco elevado.

Novos freios

Uma melhoria esperada na Honda XR 300L Tornado são os freios, acompanhando as tendências do mercado.

Honda XR 300L Tornado vermelha
Fonte: Divulgação / Honda

 

Ao contrário do modelo antigo dos anos 2000, a nova versão, 20 anos mais jovem, já vem com freios a disco nas duas rodas – enquanto a antiga tinha apenas na dianteira.

Provavelmente, a nova Tornado terá os mesmos freios da XRE 300 Sahara, com 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira.

Nova iluminação em LED

De mesmo modo, outra mudança que reflete avanços no mercado e na tecnologia é a iluminação em LED, que está presente em toda a nova Tornado 300.

Honda XR 300L Tornado vermelha
Fonte: Divulgação / Honda

 

Tanque da Honda XR 300L Tornado

Para finalizar, há uma especulação sobre o tamanho do tanque de combustível. A nova Honda XR 300L Tornado tem uma capacidade de 13,8 L, enquanto a antiga 250 tinha 11,5 L.

No entanto, não dá para afirmar com certeza que será do mesmo tamanho da XRE, já que toda a parte superior da Honda é nova e a proposta é que ela seja mais leve que a Sahara.

Provavelmente, o tanque será maior que o da 250 para compensar a autonomia do motor 300.

Por fim, siga de olho em nosso portal para mais dicas e as próximas atualizações sobre o lançamento da Honda!

Kwane Licheski
Escrito por

Kwane Licheski