Moto elétrica precisa de CNH? Entenda a legislação
Moto elétrica precisa de CNH ➜ Confira o que a lei fala sobre pilotar as motocicletas elétricas no Brasil ✓ Entenda ✓ a legislação ✓
Com a alta dos combustíveis, muitas pessoas estão buscando alternativas, como as motos elétricas. Mas será que a moto elétrica precisa de uma CNH para ser pilotada? Vamos descobrir agora!
Contents
Motos elétricas no Brasil
Em primeiro lugar, a moto elétrica é um veículo de duas ou três rodas que utiliza energia elétrica para funcionar. Basta carregar a bateria por algumas horas em uma tomada comum para ter um veículo prático, econômico e moderno.
Diferente das motos tradicionais, esse modelo possui um motor elétrico em vez de um a combustão. Além disso, as motos elétricas utilizam baterias, geralmente de íon-lítio ou chumbo, em vez de um tanque de combustível.
Devido a essas diferenças, a potência das eletrificadas é medida em Watts (W), em vez de cilindradas e cavalos de potência, como nos veículos a combustão.
Dentre tantas dúvidas que surgem junto com esses veículos, a mais popular é: moto elétrica precisa de CNH? A seguir, a gente te conta!
Moto elétrica precisa de CNH?
Mas afinal, quem tem moto elétrica precisa de CNH? A resposta é sim! Em abril de 2021, uma série de alterações no CTB entrou em vigor. Até então, a classificação de moto elétrica não existia nas normas de trânsito do país.
Porém, a partir dessa data, o CTB passou a incluir veículos de propulsão elétrica de até 4 kW, como as motos elétricas e os ciclomotores.
As leis vigentes para os ciclomotores agora se aplicam a esses veículos, o que significa que é necessário ter habilitação para pilotar uma moto elétrica.
De acordo com o CTB, o motorista deve possuir uma CNH da categoria A ou uma ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). Na sequência, falamos mais sobre as categorias para quem deseja pilotar uma motocicleta com motor elétrico.
CNH Categoria A
A princípio, a carteira de habilitação de categoria A permite pilotar veículos motorizados de 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral, e mais de 50 cilindradas. Assim, uma moto elétrica scooter precisa de habilitação, da mesma forma que os modelos tradicionais.
Os veículos mais comuns para a CNH A são as motos e motocicletas. Além disso, quem possui essa categoria pode dirigir todos os veículos permitidos pela Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
Portanto, se você tem a CNH A, está autorizado a dirigir todos os tipos de ciclomotores.
Autorização para Conduzir Ciclomotores – ACC
Agora que você já sabe que uma moto elétrica precisa de CNH, vale a pena conferir também a ACC, ou Autorização para Conduzir Ciclomotores.
Nesse contexto, caso você não possua a habilitação A e não tenha planos de obtê-la antes de pilotar uma elétrica, o caminho é tirar a ACC. A Esse documento permite dirigir exclusivamente ciclomotores.
De acordo com a resolução do Contran nº 842, um ciclomotor é qualquer veículo de duas ou três rodas, desde que possua:
- Motor de combustão interna, com cilindrada máxima de 50 cm³;
- Motor de propulsão elétrica (motos elétricas) com potência máxima de 4 kW, velocidade máxima de fabricação que não ultrapasse 50 km/h.
Para obter a ACC, você precisa ter pelo menos 18 anos, saber ler e escrever em português, possuir um RG ou documento equivalente com foto atual e CPF próprio. O processo pode ser iniciado tanto on-line quanto presencialmente no Detran do seu estado.
As principais etapas para tirar a ACC são:
1. Gerar um cadastro no Detran do seu estado;
2. Realizar os exames médicos necessários;
3. Fazer o curso e a prova teórica no CFC (Centro de Formação de Condutores);
4. Realizar o curso e as provas práticas, após a conclusão das etapas teóricas.
Bicicleta elétrica precisa de CNH?
Segundo a resolução nº 465 do Contran, as bicicletas elétricas, ou e-bikes, possuem potência máxima de 350 watts. A velocidade não pode ultrapassar 25 km/h e não é permitida a existência de qualquer tipo de acelerador manual, ou seja, o motor elétrico é acionado apenas por meio dos pedais.
Então, a questão é: a bicicleta elétrica precisa de CNH? Não! Esse tipo de bicicleta não requer nenhum tipo de habilitação para ser conduzida e pode circular pelas ciclovias, ciclofaixas ou pelo acostamento.
Qual moto elétrica não precisa de habilitação?
Se você não possui CNH, mas procura um veículo de baixa cilindrada veja algumas opções de motos que não precisam de CNH!
1 – Shineray Jet 50S
Em primeiro lugar, a Shineray Jet 50S é uma ‘cinquentinha’ que não requer habilitação. Seu chassi monobloco vem com suspensão de garfo telescópico na frente e amortecedor convencional na traseira.
O motor OHC monocilíndrico de 49cc, refrigerado a ar, entrega 2,9cv a 7.500rpm e tem transmissão automática centrífuga de 4 marchas, funcionando a gasolina.
2 – Shineray New Super Smart 50
Em segundo lugar temos a Shineray New Super Smart 50, uma excelente opção dentre as motos que não precisam de habilitação.
O motor OHC de 49cc e 4 tempos alcança uma potência de 2,7cv, ideal para o uso diário, com transmissão automática centrífuga de 4 marchas.
3 – Dafra Zig é moto que não precisa de CNH
De mesmo modo, a Dafra Zig é uma cinquentinha bem popular no Brasil que não exige carteira de habilitação. Essa moto é super econômica, fazendo mais de 60 km com um litro de gasolina. Assim, o motor de 49cc e 4 tempos oferece uma potência máxima de 3,2cv.
4 – Avelloz AZ1
Enfim, a Avelloz AZ1 é uma excelente opção de cinquentinha dentre as motos que não precisam de habilitação, ideal para uso urbano.
Além disso, ela vem equipada com um motor 4 tempos de 49cc, partida elétrica e funciona a gasolina, alcançando uma potência máxima de 2,7cv.
Agora que você já sabe que a moto e bicicleta elétrica não precisam de CNH, conte para nós: você já pensou em adquirir um desses modelos?