Ténéré 700: ficha técnica, e data para chegar ao Brasil

Ténéré 700 ➜ O que já sabemos sobre a chegada da Ténéré ✓ ficha técnica ✓ e data ✓ para chegar ✓ ao Brasil ✓

Está oficialmente confirmado: no início de 2025, a Yamaha Ténéré 700 finalmente chegará ao Brasil. Essa tão esperada big trail carrega o legado de mais de 40 anos da linha. A seguir, te contamos os detalhes!

Yamaha Ténéré 700 azul

Fonte: Divulgação / Yamaha

Ténéré 700 está chegando!

A Ténéré 700 é famosa no mundo todo como uma das melhores em trilhas grandes. Ela se inspira nas lendárias motos do Rally Dakar, onde a Yamaha deixou sua marca.

Em primeiro lugar, o foco na sua criação foi garantir durabilidade, versatilidade e performance. É uma moto que entrega tudo: resistência e conforto para viagens longas, agilidade e potência para encarar off-road, e ainda é prática e confiável para quem está atrás de uma companheira para aventuras épicas.

Design e construção

Quando você olha para o lançamento da Yamaha, não tem como não se impressionar. Ela tem um visual marcante, com linhas que mostram agilidade, força e um toque de modernidade.

Yamaha Ténéré 700 azul traseira

Fonte: Divulgação / Yamaha

Aliás, o design da carenagem, do tanque e dos faróis não é só bonito, mas também super funcional. A carenagem de cima e os protetores de mão ajudam a proteger contra vento e mau tempo, perfeito para viagens longas.

Além disso, o guidão de alumínio do tipo Fat Bar não só é mais resistente a quebras e empenamentos, mas também é mais alto, facilitando uma condução mais relaxada e permitindo pilotar em pé, o que é ótimo para off-road.

Yamaha Ténéré 700

Fonte: Divulgação / Yamaha

Enfim, o design do cockpit permite a instalação de dispositivos extras de navegação, como GPS ou road book de rally.

Painel da Ténéré 700

De mesmo modo, o painel da Ténéré 700 é moderno e elegante, com um display TFT colorido de cinco polegadas. Ele oferece duas opções de temas para visualizar as informações: um com um design moderno e dinâmico, e outro com uma aparência mais tradicional que lembra a era analógica.

Roda da Yamaha Ténéré 700

Fonte: Divulgação / Yamaha

Ambos mostram o velocímetro, indicador de marchas, nível de combustível, odômetro total e dois parciais, autonomia estimada, consumo médio e instantâneo de combustível, além de medidores de percurso com contagem regressiva.

Dessa forma, a navegação entre essas informações fica fácil e prática, usando o botão de rolagem no punho direito.

Iluminação

A princípio, a iluminação frontal da nova Yamaha é composta por um farol múltiplo com 4 projetores de LED e luz de posição, combinando modernidade com o estilo das motos de rally.

Yamaha Ténéré 700

Fonte: Divulgação / Yamaha

Nesse contexto, o sistema proporciona excelente iluminação, aumentando a segurança e o conforto ao pilotar à noite. Tanto a lanterna traseira quanto os piscas também são em LED, garantindo maior eficiência na iluminação e durabilidade.

Quais as cores da Yamaha Ténéré 700?

A Yamaha Ténéré 700 está disponível em duas cores: azul metálico (icon blue) e cinza fosco (tech kamo).

Motorização

Similarmente, a nova Ténéré é uma referência no segmento de Big Trail, destacando-se por sua eficiência em diversos aspectos. O motor é um dos pontos fortes, superando expectativas e impressionando quem a conduz.

Motor Yamaha Ténéré 700

Fonte: Divulgação / Yamaha

Inicialmente, ele combina confiabilidade com uma entrega de potência empolgante, respondendo de maneira rápida e vigorosa ao acelerador, oferecendo torque desde baixas rotações.

Na prática, isso garante força de sobra para a Ténéré 700 em diversas situações e terrenos. O motor, chamado CP-2 pela Yamaha, utiliza a tecnologia Crossplane, a mesma da M1 usada na MotoGP, que melhora o torque e a potência.

Compacto e tecnológico, o CP-2 é um bicilíndrico em linha com 689 cc, do tipo DOHC, com dois comandos e 8 válvulas no cabeçote. Ele tem arrefecimento a líquido e é alimentado por injeção eletrônica.

Yamaha Ténéré 700

Fonte: Divulgação / Yamaha

Dessa forma, é capaz de desenvolver 73,4 cv a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm, ou seja, oferece desempenho impressionante.

Além disso, o câmbio de seis marchas possui engates precisos e acionamento suave, com relações de transmissão projetadas para otimizar o torque em baixas e médias velocidades.

Painel da Yamaha Ténéré 700

Fonte: Divulgação / Yamaha

Enfim, a transmissão secundária por corrente inclui coroa e pinhão com 46 e 15 dentes, respectivamente, e uma corrente reforçada de passo 525.

Quanto vai custar a Ténéré 700?

Primeiramente, a pré-venda da nova Ténéré 700 está prevista para o primeiro trimestre de 2025. No entanto, o preço oficial para o mercado brasileiro ainda não foi definido.

Lateral da Yamaha Ténéré 700

Fonte: Divulgação / Yamaha

Contudo, baseado nos valores praticados lá fora, é esperado que ela chegue aqui com preço na casa dos R$ 70 mil.

Ficha técnica

Por fim, confira as especificações técnicas da nova Ténéré:

  • Motor 4 tempos, 2 cilindros, 689 cc, comando DOHC, refrigeração líquida
  • Potência máxima 73,4 cv a 9.000 rpm
  • Torque máximo 6,9 kgfm a 6.500 rpm
  • Diâmetro x curso  80,0 x 68,6 mm
  • Taxa de compressão 11,5 : 1
  • Câmbio 6 velocidades
  • Transmissão final corrente
  • Chassi Aço tubular com berço duplo
 
MEDIDAS
  • Largura total  1.595 mm
  • Peso  cheio 205 kg
  • Entre eixos  1.595 mm
  • Altura total 1.455 mm
  • Distância mínima do solo 240 mm
  • Comprimento total 2.370 mm
  • Capacidade do tanque 16,0 L
  • Capacidade do tanque de óleo 3 L
 
SUSPENSÕES
  • Sistema de suspensão dianteira  Garfo telescópico invertido, Ø 43 mm
  • Curso da suspensão dianteira  210 mm
  • Sistema de suspensão traseira  Braço oscilante com link
  • Curso da suspensão traseira 200 mm
 
FREIOS
  • Disco duplo hidráulico, Ø 282 mm
  • Freio traseiro Disco hidráulico, Ø 245 mm
  • Pneu dianteiro 90/90 – 21 M/C 54V
  • Pneu traseiro 150/70 R 18 M/C 70V
  • Ângulo de caster 27º
  • Trilha 105 mm

Fonte: Yamaha

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski