Tecnologia das motos híbridas: como elas funcionam?

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Afinal, já existe moto híbrida? Pois saiba que sim, e ela pertence à Kawasaki! Com um motor de dois cilindros e 450 cc, junto com um motor elétrico, a Ninja híbrida traz a promessa de acelerar como uma moto de 1.000 cc, mas com o consumo econômico de uma 250 cc.

Moto híbirida Kawasaki Ninja 7 Hybrid

Fonte: Divulgação / Kawasaki

Motos híbridas: Kawasaki lança a primeira do mundo

A Kawasaki continua sua jornada rumo a um futuro mais sustentável e, após lançar suas primeiras motos elétricas de rua, apresenta a Ninja 7 Hybrid, a primeira moto híbrida do mundo (por enquanto).

Com um motor a combustão e outro elétrico, essa nova Ninja pode rodar tanto com gasolina quanto com eletricidade, ou até mesmo com os dois juntos. Legal, né?

Como funciona a moto híbrida da Kawasaki?

No centro da nova moto híbrida Ninja 7 Hybrid, há um motor de dois cilindros paralelos de 451 cm³, refrigerado a líquido, que pode ser combinado com uma transmissão manual ou automática.

Moto híbirida Kawasaki Ninja 7 Hybrid

Fonte: Divulgação / Kawasaki

A princípio, esse motor a combustão trabalha em harmonia com um motor elétrico alimentado por uma bateria, que fica posicionada sob o assento.

Essa tecnologia, inédita no mundo das motos, entrega uma potência conjunta de 59 cv, podendo alcançar até 69,5 cv quando ativada a função e-boost, que dá um impulso extra ao motor elétrico.

Apesar de o nome Ninja 7 não indicar a cilindrada exata, a Kawasaki garante que seu desempenho está à altura das motos de médio porte, entre 600 cc e 700 cc.

Na verdade, a potência máxima da nova Ninja híbrida ultrapassa a de modelos de 650 cc da própria Kawasaki, como a Z 650 e a Ninja 650, que entregam 68 cv.

Além disso, no quesito aceleração, a moto híbrida promete uma performance digna de motos de 1.000 cc, graças ao motor elétrico que oferece torque imediato desde o início.

Moto híbrida vem com transmissão automática

Além da tecnologia híbrida, o motor da Ninja 7 Hybrid vem equipado com outros sistemas inovadores para motocicletas, como o start-stop.

Nesse contexto, o recurso desliga o motor a combustão durante paradas, ajudando a reduzir as emissões de poluentes e a economizar combustível.

Moto híbirida Kawasaki Ninja 7 Hybrid

Fonte: Divulgação / Kawasaki

Segundo a Kawasaki, o consumo da Ninja híbrida deve ser comparável ao de motos de 250 cc. Ao contrário das motos elétricas, a Ninja 7 Hybrid vem equipada com uma caixa de câmbio de seis marchas, mas com embreagem automática.

Ela não possui alavanca de embreagem ou pedal de câmbio; no lugar disso, o manete esquerdo traz um botão que permite alternar entre transmissões automática e manual, além de botões para trocar de marcha.

Embora a Kawasaki não tenha divulgado muitos detalhes sobre essa tecnologia, seu funcionamento é semelhante ao câmbio DCT da Honda.

Outros detalhes da Ninja 7 Hybrid

De mesmo modo, a Ninja 7 Hybrid, a primeira moto híbrida do mundo, oferece três modos de pilotagem: Sport-hybrid, Eco-hybrid e EV. O Sport-hybrid e o Eco-hybrid ajustam a condução, priorizando o desempenho ou a economia de combustível, conforme a escolha do piloto.

O modo EV, por sua vez, é totalmente elétrico, com velocidade e alcance limitados, ideal para áreas onde o ruído e a poluição precisam ser minimizados.

Moto híbirida Kawasaki Ninja 7 Hybrid

Fonte: Divulgação / Kawasaki

Assim como nas motos elétricas da Kawasaki, a Ninja 7 Hybrid também conta com o Walk Mode, um “modo de caminhada” que auxilia nas manobras em baixa velocidade, usando o motor elétrico para facilitar o controle.

Finalizando as inovações da primeira moto híbrida do mundo, a Ninja 7 Hybrid vem equipada com um painel TFT colorido que permite conexão com smartphones.

Enfim, a Kawasaki ainda não divulgou todas as especificações da moto, mas já confirmou que a Ninja 7 Hybrid estará disponível nas lojas como modelo 2024.

Kawane Licheski
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Kawane Licheski